Penteado Mendonça Advocacia

Herdeiro de uma tradição jurídica iniciada em 1860.

PT | EN

Insira abaixo seu e-mail caso deseje fazer parte do nosso mailing:

Estamos à disposição: contato@pmec.com.br 11 38779.9700

Crônicas & Artigos

em 03/10/16

Você aprova?

Eu não conheço ninguém que aprove a velocidade de 50 quilômetros por hora nas Marginais. É curioso, porque a CET diz que a maioria da população aprova. Tem alguma coisa errada, e o erro não está na informação de quem diz que não aprova.

Dependendo da forma que a pesquisa é feita – quando é feita –, os resultados podem variar muito. Mas, no caso, vale lembrar que a televisão, quando entra neste assunto, mostra muito mais gente contra do que a favor. E o contra cresce mais quando a pergunta é sobre o aumento da velocidade dos ônibus. A imensa maioria da população é enfática em dizer que não houve aumento da velocidade e que os ônibus são velhos.

Se a situação não fosse esta, com certeza os índices de aprovação seriam outros. Enquanto São Paulo está no topo das administrações mal avaliadas, o trânsito da cidade está cada dia pior, mais atravancado, em grande parte por culpa de novas ações da CET, que diariamente inventa algo para piorar o que já é tradicionalmente muito ruim.

Mas, voltando para a velocidade das Marginais, se a população aprovasse, não seria necessária a quantidade obscena de radares de todos os tipos instalados ao longo das duas vias expressas.

O motorista simplesmente iria dirigir na velocidade em que se sente confortável. Se esta fosse na casa dos 50 quilômetros, ele iria a 50 quilômetros.

Não é isso o que se vê. Os radares estão lá para multar. Quer dizer, aumentar a arrecadação da Prefeitura e colocar dinheiro em caixa, baseado na vontade do motorista ir mais rápido ser punida pelo radar limitando o tráfego a uma velocidade muito abaixo da mínima razoável em qualquer lugar do mundo civilizado. É aí que mora o problema: a CET e os técnicos não são civilizados. Só tentam fingir que são.

Voltar à listagem