Penteado Mendonça Advocacia

Herdeiro de uma tradição jurídica iniciada em 1860.

PT | EN

Insira abaixo seu e-mail caso deseje fazer parte do nosso mailing:

Estamos à disposição: contato@pmec.com.br 11 38779.9700

Crônicas & Artigos

em 26/05/15

Oferta e demanda

Se tem algo que deve ser equilibrado neste mundo é a oferta e a procura. O excesso de oferta ou o excesso de demanda são ruins para os negócios. De um lado amesquinham o preço e desvalorizam o produto, de outro geram inflação, desvalorização da moeda, problemas de todas as ordens, capazes de quebrar empresas sólidas que por uma razão ou outra, quando acontece, estão mal posicionadas no mercado.

Quantas empresas já quebraram ou perderam fortunas porque colocaram no mercado produtos que não tinham demanda?

Produtos que o público não esperava, não conhecia ou não sabia o que fazer com eles?

Eu mesmo tive uma experiência deste tipo. Quando era diretor de seguradora alemã, faz tempo, alguém sugeriu que trouxéssemos algumas máquinas de fax para acelerar a comunicação, à época feita com o telex.

Quando sugeri isso numa reunião de diretoria, os brasileiros simplesmente riram e disseram que nunca funcionaria. Pois o fax funcionou, substituiu o telex e já foi embora, comido pelos e-mails.

É com base na minha experiência pessoal e com o que já aconteceu em volta do mundo, começando pelos erros de Hitler, que pesou mal a eficácia de armas como o fuzil de assalto e o caça a jato, que eu quero fazer uma pergunta simples:

Será que não estamos com excesso de oferta de ciclovias?

A cidade está completamente travada por causa delas e, no entanto, o que se vê são as faixas para bicicletas sistematicamente vazias. Uma empresa privada, nessa situação, correria sério risco de quebra. Afinal, oferecer algo que não é usado não gera receita, mas gera custos.

Será que algum acionista ou conselheiro aceitaria a diretoria fazer o que a Prefeitura está fazendo? Pense nisso, o acionista é você.

Voltar à listagem