Obrigado Colômbia
Obrigado, Colômbia. Obrigado, povo colombiano. Obrigado pela lição de solidariedade, de compaixão, de dignidade humana. Diante da tragédia absurda que chocou o planeta, vocês, num gesto de rara beleza, de amor, de carinho, de respeito, reintroduziram a dignidade num mundo completamente esgarçado, onde o vizinho que se dane.
Enquanto milhares de pessoas morrem afogadas no Mediterrâneo, outras milhares morrem baleadas em guerras estúpidas, outras explodem em atentados terroristas, outras morrem de fome no interior da África, outras são vítimas de todos os tipos de brutalidade do homem contra o homem, vocês, depois da queda do avião com a delegação da Chapecoense, desde o primeiro momento, se mostraram grandes.
Grandes na dor, na estupefação, no choro da operadora da torre de controle do aeroporto, na reação imediata da população de Medellin, consternada com a tragédia da queda do avião, mas imediatamente querendo ajudar, querendo fazer fosse lá o que fosse para diminuir o horror do momento e reintroduzir a compaixão como forma de homenagear os mortos e mostrar que, diante dos momentos difíceis, diante da tragédia, o ser humano reencontra a chama que o une ao divino e faz de cada um de nós um prolongamento da misericórdia de Deus.
O mundo todo prestou suas homenagens. Os times de futebol, os torcedores, o Papa, governantes de várias nações. O povo brasileiro, os moradores de Chapecó. Ninguém ficou indiferente diante do quadro.
Mas foram vocês que, logo depois da tragédia, informaram à Comnebol que o campeão da Copa Sul Americana era o Chapecoense. Foram vocês que, na hora em que deveria haver jogo, lotaram o estádio e prestaram aos mortos uma das homenagens mais belas de todos os tempos. Obrigado, Colombianos. Os brasileiros, emocionados, abraçam vocês.
Voltar à listagem