Penteado Mendonça Advocacia

Herdeiro de uma tradição jurídica iniciada em 1860.

PT | EN

Insira abaixo seu e-mail caso deseje fazer parte do nosso mailing:

Estamos à disposição: contato@pmec.com.br 11 38779.9700

Crônicas & Artigos

em 25/04/14

Aldo Rebelo na APL

por Antonio Penteado Mendonça

Faz pouco tempo ouvi uma das palestras mais interessantes sobre São Paulo e o Brasil. O responsável por ela foi o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, que, numa tarde inspirada, enriqueceu a reunião semanal da Academia Paulista de Letras com uma exposição clara, profunda, bem embasada e isenta, mostrando a importância de São Paulo para a formação física e moral do Brasil.

Nascido em Alagoas, Aldo Rebelo cresceu e estudou no seu estado e veio para São Paulo mais tarde, para tocar a vida e construir seu futuro.

Inteligente, curioso, homem de ação, decidiu estudar a história paulista, se aprofundando em seus vários vieses, lendo inclusive autores pouco conhecidos, até formar um quadro consistente e bastante fiel do estado e de sua população.

Na palestra feita na Academia Paulista de Letras, Aldo Rebelo se pautou por um ensaio provavelmente do final da década de 1930, escrito por Gilberto Freire.

Tomando as bandeiras e sua importância como movimento de incorporação territorial e formação da nacionalidade, Aldo Rebelo mostrou a importância do índio no projeto paulista, não apenas como a maioria dos integrantes das bandeiras, mas como os grande conhecedores do sertão, dos caminhos pelas matas, dos Peabirus utilizados para descerem ao Rio Grande do Sul, subirem ao Amazonas, chegarem no Império Inca e ainda colonizarem Minas Gerais, Goiás, parte da Bahia, Maranhão e Piauí.

Na visão de Aldo Rebelo, sem São Paulo o Brasil não existiria, pelo menos da forma como o conhecemos. O território, o povo, os valores éticos e a forma de ser. O dado triste é que Aldo Rebelo considera que neste momento São Paulo está adormecido. E sem sua liderança o momento é ruim para todo o Brasil.

Voltar à listagem