Penteado Mendonça Advocacia

Herdeiro de uma tradição jurídica iniciada em 1860.

PT | EN

Insira abaixo seu e-mail caso deseje fazer parte do nosso mailing:

Estamos à disposição: contato@pmec.com.br 11 38779.9700

Crônicas & Artigos

em 15/04/15

A teoria do ovo de chocolate

por Antonio Penteado Mendonça

Tem gente que come muito chocolate na Páscoa. A maioria sabe que chocolate engorda e que, por isso, vai engordar: Afinal, engordar é parte da lei natural que move o universo e o chocolate ajuda.

Mas tem quem acredita que não. Tem quem acredita que, se comer bastante chocolate, ajudado pelas mágicas xamânicas, pode emagrecer coisa de um quilo por cem gramas de chocolate. Mas não há comprovação científica do sucesso deste processo.

A única certeza é que se alguém comer chocolate demais pode passar mal e passar mal pode desencadear um processo físico dramático, capaz de gerar perda de peso e desidratação aguda.

O São Paulo Futebol Clube parece que adotou uma filosofia de jogo semelhante a se emagrecer comendo chocolate.

O time ataca para trás. Ao contrário dos demais times de futebol, que há mais de cem anos atacam para frente, o São Paulo criou o ataque para trás. A bola chega no meio de campo, chutam para trás. A bola chega na frente, chutam para o meio de campo, que chuta para trás.

É a negação das melhores práticas do próprio time, que enquanto chutou para frente chegou a campeão mundial. Mas é a regra que vigorou até agora, ainda não se sabe se com sucesso ou não.

O objetivo do futebol é marcar gols. Vence quem marca mais gols, em princípio, no adversário. O São Paulo inverteu a regra e passou a contar também os gols que sofria.

É aí que a tática são-paulina deve ser vista como revolucionária. O São Paulo ataca para trás porque assim ajuda o adversário a vencer. Como numa partida o importante é marcar muitos gols, tanto faz pra quem, o São Paulo está embelezando o espetáculo. Honestamente, como são-paulino, espero que o time volte ao velho estilo de atacar pra frente.

Voltar à listagem